quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A IMPERMANÊNCIA DAS COISAS
 texto retirado de Lições do Caminho de Igor Téo

O caminho que pode ser trilhado não é o caminho eterno e imutável. O nome que pode ser nomeado não é o nome eterno e imutável.
Na vida, encontramos muitos caminhos possíveis. Nenhum deles é definitivo. Por vezes tomamos uma reta em um sentido, para que o desenrolar natural da vida nos apresente outras possibilidades de sentidos logo mais a frente. Isso é comum. O bom viajante sabe que deve mudar o sentido de seu caminho quando seu coração aponta para outra direção. O bom viajante sabe que deve mudar o sentido de seu caminho quando algumas portas se fecham e outras se apresentam abertas.

O caminho eterno e imutável é apenas a marcha inexorável do tempo e do espaço, trilhado pelo universo. 

Entre o céu e a terra, os seres humanos se encontram com o fato de que nada é eterno e imutável, mas tudo é fluido, tudo é dinâmico. Nunca se atravessa duas vezes o mesmo rio, pois suas águas já terão mudado. Nunca se atravessa duas vezes o mesmo rio, pois nunca somos a mesma pessoa ao atravessar o rio em momentos diferentes da vida. O rio muda, nós mudamos.
O nome que damos às coisas é impermanente. As qualidades que temos são impermanentes. Beleza, jovialidade, riqueza, nada é permanente, mas tudo está sujeito às flutuações da vida. O bom viajante se mantém saudável diante das flutuações da vida. O bom viajante sabe que pode ter muitos nomes: alto, baixo, gordo, magro, rico, pobre, belo, feio, mas nenhum deles é eterno e imutável, nem seu último nome.
O desejo condiciona nossa visão. Enxergamos o mundo a partir das lentes do que queremos ver. Nomeamos as coisas a partir do que queremos chamar. Conhecer nossos desejos é o primeiro passo para conhecer o caminho que trilhamos.




Você concorda com o autor do texto?

Nosso caminho é a marcha do universo?

Um comentário:

  1. Concordo! As coisa e nós mesmos vamos mudando. Os caminhos mudam e nosso coração deve saber o caminho certo a seguir, contando com a ajuda Divina.

    ResponderExcluir