quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Resultado de imagem para oração dos cinco dedos papa


ORAÇÃO DOS CINCO DEDOS DO PAPA FRANCISCO
resumo de textos extraídos da Pastoral da Cultura e Maria Helena

O Papa Francisco disse que "a oração é a respiração da alma" e que é muito importante dedicar alguns momentos para conversar com Deus. Rezar uma oração, mesmo que simples sempre nos aproxima da graça Divina.
O Papa, que procedeu à tradicional bênção dos “bambinelli”, pequenas imagens do Menino Jesus para depor no presépio, lançou um pedido às crianças: «Quando rezardes em casa, junto ao vosso presépio, recordai-vos de mim, como eu me recordo de vós».
O papa ensinou a seguinte oração, baseada nos cinco dedos da mão:

Segundo o Papa Francisco:
"1. O dedo polegar é o que está mais perto de ti. 
Assim, começa por orar por aqueles que estão mais próximo de ti. São os mais fáceis de recordar. Rezar por aqueles que amamos é "uma doce tarefa".

2. O dedo seguinte é o indicador: reza pelos que ensinam, instruem e curam. Eles precisam de apoio e sabedoria ao conduzir outros na direcção correta. Mantém-nos nas tuas orações.

3. A seguir é o maior. Recorda-nos os nossos chefes, os governantes, os que têm autoridade. Eles necessitam de orientação Divina.

4. O próximo dedo é o anelar. Surpreendentemente, este é o nosso dedo mais débil. Ele lembra-nos que devemos rezar pelos débeis, doentes ou pelos atormentados por problemas. Todos eles necessitam das nossas orações.

5. E finalmente temos o nosso dedo pequeno, o mais pequeno de todos. Este deveria lembrar-te de rezar por ti mesmo. Quando terminares de rezar pelos primeiros quatro grupos, as tuas próprias necessidades aparecer-te-ão numa perspectiva correta e estarás preparado para orar por ti mesmo de uma maneira mais efetiva."


Dê a sua opinião sobre os textos acima.

A forma como você ora parece com a forma indicada pelo Papa?

2 comentários:

  1. Acho que é uma boa correlação (não sei se é essa a palavra exatamente) entre os dedos e a quem se dirige a oração. É bom que a gente não se esquece de ninguém na hora de rezar. Acaba tornando-se um hábito.
    Quando eu reza às vezes eu faço parecido, penso nos mais próximos , nos governantes,nos enfermos....Mas nem sempre lembro de todos, acho que vou usra esse método!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Nunca tinha ouvido falar dessa forma de oração e para crianças é bem interessante e uma forma de atrair a atenção.
    Eu não costumo rezar para várias causas de uma vez, normalmente tem alguma coisa que naquele momento precisa de uma atenção maior e acabo pensando mais naquilo. Vou tentar mudar, com os dedos fica mais fácil não esquecer de nada nem de ninguém.

    ResponderExcluir