segunda-feira, 26 de junho de 2017

REENCARNAÇÃO E A PATA DO PATINHO


Reencarnação é o processo pelo qual o espírito, estruturando um corpo físico, retorna, periodicamente, ao polissistema material. Esse processo tem como objetivo, ao propiciar vivência de conhecimentos, auxiliar o espírito reencarnante a evoluir. Entende-se que reencarnamos por 3 motivos: Missão, Provação ou Expiação.
Missão é a situação na qual o espírito tem por finalidade ajudar alguém ou um grupo de pessoas. Um espírito pode encarnar novamente unicamente para ajudar outro espírito a atravessar uma prova ou uma expiação, ou ele pode nascer para fomentar um sentimento, como o da caridade, em um grupo de pessoas.
Provação costuma ser objeto de escolha dos espíritos minimamente lúcidos ainda antes da encarnação, mas, como na vida, ele pode optar por provas que são superiores à sua força e sucumbir a elas. Em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito. A prova, às vezes, confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. Trata-se freqüentemente de simples provas escolhidas pelo espírito para acabar a sua purificação e acelerar o seu adiantamento. Assim, a expiação serve sempre de prova mas a prova nem sempre é uma expiação.
Expiação  é compulsória. Quando o espírito já não tem mais condições de vencer por conta própria um obstáculo, ou seja, ele falhou em todas as tentativas de prova, há então uma reencarnação compulsória de expiação. A expiação é a reencarnação forçosa, com objetivo de interromper um ciclo sem fim, para purificação de crimes ou faltas cometidas.


Origem e evolução dos espíritos
Allan Kardec diz: "Desconhecemos a origem e o modo de criação dos Espíritos; apenas sabemos que eles são criados simples e ignorantes, isto é, sem ciência e sem conhecimento, porém perfectíveis e com igual aptidão para tudo adquirirem e tudo conhecerem. Na opinião de alguns filósofos espiritualistas, o princípio inteligente, distinto do princípio material, se individualiza e elabora, passando pelos diversos graus da animalidade. É aí que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades. Esse seria, por assim dizer, o período de incubação. Haveria assim filiação espiritual do animal para o homem, como há filiação corporal."

Hoje não resta mais dúvida de que os espíritos, em sua longa trajetória, têm percorrido os diversos reinos da natureza. O pensamento de Léon Denis, de que "a alma dorme na pedra, sonha na planta, move-se no animal e desperta no homem", está plenamente incorporado ao corpo doutrinário do Espiritismo.

Em um hotel, do tipo hotel fazenda, vi um patinho que tinha uma das suas patas virada para trás. Quando jogavam comida para todos os patos, por causa da sua deficiência esse patinho sempre chegava por último, pois não conseguia correr como os demais patos. Talvez até ficasse sem comida...


1) Você concorda com as informações acima, sobre reencarnação e sobre a origem e evolução dos espíritos?
2) Em que momento Deus cria o ser, o espírito. No momento mineral, vegetal, animal, hominal ou antes disso? Qual a sua opinião?
3) Em qual tipo de reencarnação o patinho se encaixa? Missão, Prova ou Expiação?

Trechos retirados de:
espiritismocomentado.blogspot.com.br - blog.mundomaior.com.br - www.sergiobiagigregorio.com.br - somostodosum.ig.com.br -  SBEE 

segunda-feira, 19 de junho de 2017

A REAÇÃO DO UNIVERSO AOS PENSAMENTOS
do livro O Segredo da Alma William Buhlman

Só por um momento, imagine que você mora num mundo etéreo de indescritível beleza – um mundo que consiste em energias sutis, onde cada pensamento que você cria, modela e dá forma, instantaneamente, ao ambiente imediato que o cerca. Imagine um mundo perfeito onde os seus pensamentos criam instantaneamente qualquer realidade que você escolher.

O que quer que seu coração deseje torna-se de súbito manifesto diante de você. É uma terra maravilhosa transbordante de luz viva, uma terra onde a morte, a doença e as limitações não existem. Imagine-se num mundo ideal onde todas as pessoas são livres para explorar e para desenvolverem as suas buscas criativas e para experimentarem o seu potencial ilimitado. Essas palavras não soam como se estivéssemos nos referindo ao paraíso?

Pense apenas no que um ser imaturo e indisciplinado poderia fazer, e faria, nesse mundo ideal que reage ao pensamento. Imagine o caos e a destruição que uma mente primitiva poderia criar. Uma mente indisciplinada poderia desencadear uma destruição completa, destruindo a perfeição dos ambientes sutis e a privacidade de todos os seus habitantes.

Agora, por um momento, imagine que tipo de ambiente educativo seria um perfeito terreno de treinamento para essa mente indisciplinada. Que tipo de escola você criaria para educar esse estado de consciência primitivo? Que tipos de lições poderiam efetivamente treinar essa mente rebelde para coexistir nas dimensões celestes sensíveis ao pensamento?

Bem vindo ao campo de treinamento da consciência feito de moléculas de baixa velocidade. Bem-vindo ao campo de treinamento denso da matéria, onde os pensamentos focalizados são necessários a fim de se criar e de se prosperar. Bem-vindo ao ambiente ideal onde a mente jovem e indisciplinada pode aprender por tentativa e erro sem contaminar o puro domínio do espírito. Bem-vindo à sua vida.

Esta é uma das lições espirituais básicas que estamos aqui para aprender. Aqueles que não tem ciência disso permanecem nas dimensões exteriores densas do universo até que aprendam a ter completa responsabilidade sobre os seus pensamentos e ações. Eles, em seguida, precisam aprender a escapar do denso campo da gravidade que consiste de matéria, forma e emoção. Finalmente, eles reconhecem e se libertam das ilusões da forma e passam a procurar e a vivenciar conscientemente a sua essência espiritual.

Você concorda com essa explicação, do William Buhlman,  sobre o que é a nossa vida aqui na Terra? Deixe a sua opinião. É muito importante para adquirirmos conhecimento que nos ajudem em nossa elevação de consciência...